Reuters
23/07/2003 - 15h38

SCO registra direitos sobre Unix em briga contra a IBM

da Reuters, em Nova York (EUA)

O SCO Group registrou direitos autorais sobre o sistema operacional Unix para reforçar o processo que move contra a IBM por violação de propriedade intelectual.

A SCO, que alega que o código de programação do Unix foi incorporado em versões do sistema operacional gratuito Linux que a IBM distribuiu aos seus clientes, também informou que dentro de poucas semanas começará a oferecer licenças às empresas que estejam usando essas versões do Linux.

"Temos uma solução que elimina os problemas e permite o uso do Linux sem ter de ir aos tribunais", disse Darl McBride, presidente-executivo da SCO.

A IBM, maior empresa de computação do mundo, vem contestando as alegações da SCO, alegando que a companhia rival não provou que qualquer código proprietário tenha sido usado por ela no desenvolvimento do Linux --um sistema operacional de fonte aberta que pode ser copiado e modificado livremente.

Trink Guarino, porta-voz da IBM, diz que "a SCO precisa demonstrar abertamente à comunidade Linux qualquer código Unix protegido por direitos autorais que, como alegam eles, esteja integrado ao Linux". A empresa vem afirmando que o processo judicial não tem fundamento.

A SCO disse que o registro dos direitos autorais reforça seu processo contra a IBM porque abre outro caminho para impor e proteger os direitos de propriedade intelectual.

"Esse registro nos coloca em posição mais forte para proteger nossos direitos de propriedade intelectual", disse Chris Sontag, vice-presidente sênior encarregado dos esforços de licenciamento da SCO.

A SCO processa a IBM em US$ 1 bilhão por usar códigos Unix em sua própria versão do sistema operacional, o AIX, e por lançá-lo à comunidade Linux.

Depois de ser ignorada pela IBM, a SCO revogou o direito da gigante da informática de usar e distribuir software baseado no Unix, no início de junho, medida que a IBM recusou.

O novo programa de licenciamento da SCO, que será lançado em algumas semanas, vai permitir que usuários corporativos do Linux continuem usando o sistema sem medo de infringirem seus direitos autorais sobre o Unix.

"A SCO parece estar pedindo aos clientes para pagarem por uma licença baseada em alegações, não em fatos", disse Guarino, da IBM.

Sontag afirmou que a SCO vai permitir o uso não comercial do Linux sem licença.

Até agora os esforços de licenciamento do Unix conseguiram efeito. A Microsoft anunciou recentemente ter pago para utilizar o sistema, junto com a Sun Microsystems, disse a SCO.

"O que eles estão fazendo é uma extorsão crua", disse Eric Raymond, presidente da Iniciativa Open Source. "Eles podem esperar total hostilidade da comunidade de código aberto."
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca