Reuters
06/07/2001 - 12h52

Alemanha está de luto por causa da morte de mulher de Helmut Kohl

da Reuters, em Ludwigshafen (Alemanha)

Diversas mensagens homenageando Hannelore Kohl, 68, mulher do ex-premiê da Alemanha Helmut Kohl que se matou ontem, chegaram hoje de todas as partes do mundo.

AP
Hannelore Kohl, mulher do ex-premiê alemão Helmut Kohl, que se suicidou por sofrer de doença incurável
Vizinhos da casa da família Kohl em Oggersheim, subúrbio luxuoso de Ludwigshafen, entregaram flores para a polícia, que mantinha curiosos afastados da residência, onde o ex-chanceler passou a noite depois de voltar às pressas para casa vindo de Berlim.

Kohl, 71, que enfrenta acusações de receber verbas ilegais para seu partido, a União Democrata Cristã (CDU), apareceu rapidamente, com a cabeça baixa, no jardim da casa para tomar ar.

O funeral deve ocorrer na próxima quarta-feira (11). Detalhes da cerimônia, incluindo o modo como a Igreja Católica irá tratar o suicídio não foram revelados. Meios de comunicação do país disseram que Kohl passou algum tempo reunido com um padre católico discutindo o assunto.

"A Alemanha coloca luto por Hannelore Kohl", afirmavam as manchetes de vários jornais alemães. E as condolências chegaram não apenas do país, mas também dos EUA, Rússia, França e de outros lugares.

"Suicídio!", estampou o jornal alemão "Bild", que escreveu que Hannelore se matou tomando uma overdose de remédios. Uma autoridade médica afirmou que não havia necessidade de que uma autópsia fosse realizada, mas não revelou a causa da morte.

Segundo um comunicado divulgado por Kohl, sua mulher vinha enfrentando muitas dores por causa de uma rara doença que a tornava sensível à luz e a mantinha dentro de sua casa em Ludwigshafen nos últimos anos. "Hannelore, 68, escolheu retirar-se da vida", diz a nota.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca