Reuters
28/07/2003 - 16h31

Museu britânico devolve ossos a aborígenes

da Reuters, em Londres

Um museu inglês devolverá amanhã a líderes tribais aborígenes quatro crânios retirados da Austrália há mais de cem anos.

Os ossos, guardados no Museu Manchester, serão levados por uma delegação britânica até a Fundação para Pesquisa Aborígene e da Ilha (Faira, na sigla em inglês). Eles seguem depois para o Estado australiano de Victoria, onde serão enterrados durante uma cerimônia religiosa.

Para os aborígenes, o espírito de uma pessoa não descansa enquanto seus ossos não estiverem guardados em sua terra natal.

"Ao retornar esses restos, esperamos contribuir com o fim da sensação de ultraje e desapropriação sentida pelos aborígenes hoje", disse o diretor Tristram Besterman. O museu havia se comprometido em enviar o material para a Austrália em 1993.

O retorno dos crânios faz parte de uma campanha mundial que visa a devolução, para povos indígenas, de restos coletados por colonizadores nos séculos 19 e 20.

Segundo o líder da delegação, Bob Weatherall, há cerca de 5.000 ossos aborígenes no Reino Unido. Outros milhares estariam espalhados por instituições acadêmicas na Europa e nos EUA.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca