Reuters
28/07/2003 - 16h37

AT&T deve entregar documentos sobre suposta fraude na WorldCom

da Reuters, em Nova York (EUA)

A AT&T planeja entregar hoje evidências que confirmariam que a WorldCom teria desviado para o Canadá chamadas telefônicas dos Estados Unidos, em um artifício para evitar o pagamento de pesadas tarifas de interconexão, segundo uma fonte da AT&T.

Os documentos, que devem ser entregues a um tribunal de falências em Manhattan, apontam que a WorldCom --que planeja mudar seu nome para MCI-- transferiu chamadas de longa distância dos EUA para o Canadá em um esquema para evitar despesas com taxas que teria de pagar a concorrentes pelo uso de suas redes, incluindo a própria AT&T.

No domingo a WorldCom, que no Brasil controla a Embratel, confirmou que procuradores federais norte-americanos haviam solicitado no início do mês documentos relacionados às tarifas que a companhia pagava para concorrentes.

Porém, a empresa não quis informar se o pedido era referente a uma investigação federal para determinar se a companhia fraudou três operadoras de telefonia local em mais de US$ 1 bilhão desde 1994.

No ano passado, a WorldCom, segunda maior operadora de longa distância dos EUA, entrou em concordata após a descoberta de um escândalo contábil da ordem de US$ 11 bilhões e em decorrência das pesadas dívidas da operadora e da queda na demanda por seus serviços.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca