Reuters
29/07/2003 - 13h02

Texas Instruments e ST fecham acordo para chips de telefonia

da Reuters, em Amsterdã (Holanda)

Três fabricantes de chips e o maior grupo de telefonia móvel do mundo se uniram hoje em uma aparente tentativa de impedir a Microsoft e a Intel de dominarem o setor de equipamentos para telefonia celular como fizeram com os computadores.

A STMicroelectronics e a Texas Instruments formaram uma aliança para estimular o desenvolvimento de uma ampla gama de recursos de comunicação sem fio e para se defenderem contra a possibilidade de que um grupo venha a dominar a mais recente geração de celulares.

Segundo as empresas, sua aliança contará com a adesão da Nokia, que fabrica mais de um terço dos celulares vendidos no mundo, e da ARM, que projeta os chips centrais usados na maioria dos celulares.

Os quatro membros iniciais da aliança conhecida como Mipi (Mobile Industry Processor Interface) Alliance disseram que vão procurar outros fornecedores de celulares, hardware e software para ajudar a definir os componentes básicos de construção de novos recursos de telefonia.

Os participantes da aliança são, todos, líderes em seus campos de atuação --a Texas Instruments é a maior fabricante dos processadores digitais para comunicação móvel, enquanto a STM, uma fabricante de chips diversificados, é uma importante fornecedora de processadores que combinam recursos de áudio e vídeo multimídia.

A aliança de quatro empresas conhecidas no setor mundial de telefonia móvel parece ter por objetivo enfrentar os desafios da Microsoft e da Intel, dois pesos-pesados do setor de computação que desejam conquistar fatia maior nos mercados de telefonia celular.

O acordo pode também isolar a Qualcomm, que promove uma tecnologia alternativa de telefonia sem fio, e empresas emergentes da Ásia que estão à procura de maneiras para definir padrões próprios de telefonia móvel.

Como parte da nova aliança Mipi, os fundadores dizem que dez grupos de trabalho serão estabelecidos para desenvolver especificações para áreas importantes como câmeras e tecnologia de telas. O grupo também definirá regras para que outros interessados criem produtos que se integrem facilmente aos sistemas de software, controle e comunicações que serão definidos por ele.

A aliança espera anunciar novos membros no terceiro trimestre de 2003, afirmam seus fundadores.

O grupo é uma evolução do Omapi (Open Mobile Application Processor Interfaces) Standard, padrão criado pela STMicroelectronics e pela Texas Instruments para definir melhorias na apresentação de imagens e gráficos nos modelos mais recentes de telefones celulares e computadores de mão.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca