Reuters
04/08/2003 - 18h49

"Nano" vira prefixo popular e aplicado a qualquer coisa

da Reuters, em Nova York (EUA)

Embora a nanotecnologia ainda esteja apenas engatinhando, o prefixo "nano" se transformou rapidamente em uma das palavras mais usadas e abusadas da língua inglesa.

Mais de 1 milhão de resultados surgem quando se digita "nano" no Google, serviço de busca na internet, enquanto a Hoovers.com lista dezenas de companhias com o prefixo nano no nome.

"É uma palavra da moda que as pessoas usam para dar a aparência de estar por dentro da alta tecnologia", disse Jim Lowe, editor do Dicionário Merriam-Webster. O dicionário define nanotecnologia como "a arte de manipular materiais em escala atômica ou molecular, especialmente para construir aparelhos microscópicos."

Nano vem de nanômetro, unidade de medida igual a um bilionésimo de metro, tamanho aproximado de uma molécula. Um fio de cabelo, por exemplo, tem a espessura de 50 mil nanômetros.

Essa definição exclui os usos "criativos" da palavra.

A Loja de Conveniência Nano Seconds não consegue de fato servir café e buscar o jornal em bilionésimos de segundo, como o nome sugere.

"Há uma grande tradição de escolher o prefixo ou sufixo da moda e colocá-lo como nome de uma companhia. Isso pode se traduzir em maiores investimentos e maior chance no mercado", disse Mark Robinson, editor-chefe da "Wired Magazine".

A Nano-tex (da Burlington Industries Inc), que incrementa tecidos no nível molecular, já registrou marcas como "nano-care" e "nano-pel" para seus materiais resistentes a manchas.

E mesmo o protesto já chegou à era nano. O grupo ambientalista Greenpeace pode nem saber ao certo o que é a nanotecnologia, mas já está defendendo uma moratória dos lançamentos de produtos comerciais com nanopartículas, até que estudos sobre a nanopoluição sejam concluídos.
 

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