Reuters
12/08/2003 - 10h15

Desenho de Disney e Dalí leva prêmio na Austrália

da Reuters, em Sydney

Um desenho animado de sete minutos, há muito desaparecido, realizado pelo surrealista Salvador Dalí e pelo animador Walt Disney ganhou o primeiro prêmio num festival de cinema australiano. O filme levou 57 anos para ser concluído.

Fragmentos do trabalhado inacabado intitulado "Destino", juntamente com seus storyboards, desenhos e a partitura da trilha sonora, foram montados por uma equipe liderada por Roy Disney, sobrinho de Walt, depois de descobertos nos cofres do estúdio.

A Disney espera que "Destino", que derrotou quase 90 outros filmes e ganhou o Grande Prêmio de Melhor Curta do Festival Internacional de Cinema de Melbourne, na última sexta-feira (8), seja considerado para uma possível indicação ao Oscar. Além disso, a empresa estuda maneiras de lançar o desenho comercialmente.

"Se você o visse, diria "é assim que imagino uma tela de Dalí se ela ganhasse vida"", disse David Stainton, presidente da subsidiária da Disney voltada a desenhos animados.

"A mulher da história se converte em bailarina, sua cabeça vira uma bola de beisebol - são coisas malucas. É uma história leve com uma melancolia implícita, pois fala de amor não correspondido", disse Stainton.

Num jantar promovido na Califórnia em 1946, Dalí e Disney traçaram o plano de realizarem um filme juntos, que começou no mesmo ano mas acabou arquivado pouco depois, quando a Disney sofreu problemas financeiros causados pelo pós-guerra.

"Acho que uma das coisas que aproximou os dois foi o senso de humor de ambos. Dalí tinha um senso de humor muito forte, e muito do que se vê em "Destino" é um reflexo disso", disse Stainton.

Dalí e Disney foram amigos por toda suas vidas, mas nunca puderam trabalhar juntos novamente.

Um dos maiores pintores espanhóis do século 20, Dalí era conhecido por seus gestos grandiosos e seu enorme bigode. Ele morreu em 1989, aos 84 anos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca