Reuters
21/08/2003 - 18h47

Planetóide recebe nome de deus venezuelano da chuva

da Reuters, em Caracas

Huya, o deus da chuva da cultura wayuu, ganhou um lugar ao lado dos deuses romanos Júpiter, Marte e Vênus.

Astrônomos venezuelanos da Universidade dos Andes, liderados pelo físico Ignacio Ferrin, deram o nome da divindade ao planetóide gelado 2000 EB173 --descoberto em março de 2000.

O planetóide, localizado após Plutão, recebeu a denominação seguindo normas determinadas pela União Astronômica Internacional, disse Ferrin.

Em março, após determinar sua órbita, os cientistas o batizaram de Juya (pronuncia-se "ruia"), mas mudaram para Huya para evitar confusões fonéticas com a pronúncia inglesa. "Queríamos ter certeza que ele tenha as conotações do deus indígena venezuelano", explicou o físico.

Segundo os astrônomos, é improvável que haja vida na superfície do planetóide, cuja temperatura alcança -180ºC. Ele tem 700 a 750 quilômetros de diâmetro e uma órbita em torno do Sol correspondente a 256 anos terrestres.

Huya faria parte do Cinturão de Kuiper, agrupamento circular de asteróides que envolve o Sistema Solar. Ele não é considerado um planeta por sua massa ser inferior ao valor mínimo requerido.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca