Reuters
21/08/2003 - 20h13

Cerca de 2.000 manifestantes recebem Bush com vaias em Oregon

da Reuters, em Portland (EUA)

Cerca de 2.000 manifestantes receberam hoje o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aos gritos de "Que vergonha, Bush", no Estado de Oregon (noroeste do país). Bush está viajando para promover suas políticas ambientais e arrecadar dinheiro para sua campanha à reeleição.

Os norte-americanos protestavam do lado de fora de um anfiteatro da Universidade de Oregon, onde Bush comandava o evento, que tinha o objetivo de arrecadar US$ 1 milhão. Os manifestantes reclamavam das políticas ambientais e econômicas de Washington e da ocupação norte-americana no Iraque.

Uma tropa de choque isolou os manifestantes da comitiva presidencial e vigiou cruzamentos no bairro residencial por onde ela passou. Em um dos cruzamentos, dezenas de manifestantes esperavam a delegação com o dedo médio erguido em um gesto obsceno. No acostamento, um cartaz dizia: "Esta árvore é contra Bush."

A taxa do desemprego no Estado do Oregon é de 8,1%, recorde nacional no mês de julho. Apesar disso, os assessores de Bush tentam conseguir votos do Estado para as eleições de 2004.

Falando a 500 doadores, Bush disse que as contribuições financeiras deles refletem "a profundidade do apoio [ao governo] aqui em Oregon". Ele pediu a seus simpatizantes mais atuação nos movimentos populares.

No ano passado, manifestantes entraram em choque com a polícia perto do hotel em que Bush se hospedava em Portland, maior cidade do Estado de Oregon. Foi uma das maiores manifestações contra o governo em todo o mandato de Bush.

Especial
  • Saiba mais sobre o governo Bush

     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca