Reuters
25/08/2003 - 09h16

Angelina Jolie faz apelo por refugiados chechenos

da Reuters, em Moscou

Ganhadora do Oscar e estrela do filme "Tomb Raider", a atriz Angelina Jolie, fez um apelo ao governo russo no último domingo (24) para que milhares de refugiados chechenos em Inguchétia não sejam forçados a voltar a seu país de origem, devastado pela guerra.

Jolie, embaixadora da Boa Vontade para o Alto Comissariado para Refugiados da ONU, também pediu a libertação de um voluntário holandês seqüestrado há um ano no Daguestão, a leste da Chechênia.

Os pedidos foram feitos no final de uma visita de quatro dias à Rússia, incluindo Inguchétia, onde estão vivendo hoje cerca de 80 mil chechenos que fugiram dos combates e dos abusos cometidos por soldados. Agora, eles estão sendo pressionados pelo governo russo para voltar para casa, antes das eleições locais.

"A repatriação voluntária só serve se você dá às pessoas uma opção de moradia e segurança e não tira delas a comida ou o abrigo", disse Jolie em uma entrevista coletiva.

"Você lhes dá uma opção e lhes pergunta se querem voltar para casa. Estou fazendo esta pergunta hoje para ter certeza que eles têm esta opção", disse a atriz.

Moscou prometeu desmontar todos os campos de refugiados em Inguchétia antes das eleições de 5 de outubro na Chechênia, um ponto chave no plano do Kremlin para levar paz à região depois de uma década de conflito entre as forças do governo e as guerrilhas separatistas.

Autoridades dizem que todos os que voltarem à Chechênia terão uma moradia adequada, mas os que preferirem ficar em Inguchétia serão impedidos de votar. No entanto, dizem, ninguém será forçado a voltar.

O Alto Comissariado da ONU mostrou-se preocupado este mês com a pressão sobre os refugiados, especialmente no campo de Balla.

"Se o campo de Balla for fechado e não derem aos refugiados uma opção de moradia alternativa, então eu consideraria isto como algo forçado", disse Jolie.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca