Reuters
29/08/2003 - 13h32

Empresas lançam serviços pagos de download de música

da Reuters, em Amsterdã (Holanda)

Competir com serviços gratuitos de música como Kazaa e Morpheus não é uma posição invejável para ninguém. Mas com a indústria fonográfica abrindo processos contra usuários individuais desses serviços por violações de direitos autorais, os consumidores deverão buscar alternativas menoa ameaçadoras.

Nos últimos quatro meses, companhias como Apple Computer, Microsoft, RealNetworks e BuyMusic.com fecharam acordos com as grandes gravadoras mundiais para começar a oferecer alternativas que permitam aos usuários descarregar canções individuais da web em seus computadores por cerca de US$ 1 cada.

Os serviços oferecidos variam, mas é difícil encontrar a seleção que existe nos serviços gratuitos. Alguns sites são mais fáceis de navegar que outros. A diferença em relação aos CD convencionais é que há um limite no número de cópias que se pode fazer de uma música.

"Os sites foram projetados para um setor que quer vender música, e não para consumidores que querem comprar", disse a analista Rebecca Jenning, da firma Forrester Research, em Londres.

O lado positivo é que se pode comprar downloads de discos completos mais baratos do que os CD nas lojas. Na maior parte das vezes, a qualidade e velocidade dos downloads são mais confiáveis do que os serviços gratuitos.

Com grande estardalhaço, a Apple lançou seu serviço iTunes no final de abril. No primeiro mês, vendeu 3 milhões de arquivos de músicas para uma comunidade relativamente pequena de usuários de Macintosh nos Estados Unidos.

Recentemente, a BuyMusic, criada pelo fundador da Buy.com, Scott Blum, apresentou-se como o equivalente do iTunes para usuários de Windows, da Microsoft. A RealNetworks e a Microsoft lançaram seu serviço em seguida.

A America Online e a Amazon.com estão entre as empresas que estudam iniciar serviços pagos de música on-line semelhantes.
 

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