Reuters
11/09/2003 - 16h18

Laptops com imagens 3D chegam ao mercado em outubro

da Reuters, em Tóquio (Japão)

Computadores portáteis que mostram imagens 3D (tridimensionais) chegam às prateleiras no Japão e Estados Unidos no mês que vem pela Sharp.

O recurso de imagem tridimensional não requer óculos especiais e é inédito no mundo, segundo a fabricante. A empresa informou que as imagens 3D podem ser usadas, por exemplo, em games, e que os usuários podem voltar ao modo bidimensional para uso comum --processamento de texto-- simplesmente apertando um botão.

"Acreditamos que a nossa tecnologia de imagens 3D vá criar um novo campo de crescimento no saturado mercado de computadores pessoais", disse Makoto Nakamura, gerente-geral da divisão de sistemas móveis de computação da Sharp.

Ainda que a empresa seja dominante no mercado de televisores de tela plana em LCD (de cristal líquido), que vem crescendo rapidamente, com participação de cerca de 50% em termos mundiais, ela detém menos de 10% do mercado de laptops.

A tecnologia de imagem tridimensional estará disponível em computadores equipados com telas de 15 polegadas e com o processador Pentium 4, da Intel, e chegará às lojas japonesas no dia 27 de outubro. O lançamento nos EUA deve ser simultâneo.

A Sharp informou que os computadores dotados do recurso devem ser vendidos por cerca de US$ 3.000, cerca de US$ 500 mais caros que os modelos de imagens bidimensionais com especificações semelhantes.

O público-alvo da empresa são os criadores de conteúdo tridimensional ou outros usuários empresariais, no estágio inicial, e a Sharp antecipa vendas mensais de pouco mais de mil máquinas.

A companhia planeja lançar modelos voltados ao público em geral até o final do ano, para estimular as vendas.

A Sharp já produz celulares com telas tridimensionais para a NTT DoCoMo, operadora de telefonia móvel dominante no Japão e primeira no mundo a lançar serviços avançados em celulares.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca