Reuters
12/09/2003 - 10h49

Empresa de chips cria bateria de celular que dura 20 dias

da Reuters, em Amsterdã (Holanda)

A fabricante franco-italiana de chips STMicroelectronics criou uma tecnologia para minúsculas baterias de celulares que só precisam se recarregadas a cada 20 dias.

Segundo a empresa, a bateria de células de combustível poderá estar disponível comercialmente em alguns anos, dependendo da demanda dos fabricantes de celulares.

As células de combustível, que geram energia por meio de reações eletroquímicas entre o hidrogênio e o oxigênio, poderão vir a substituir as atuais baterias, que são mais pesadas e menos eficientes.

A ST disse que as novas baterias seriam pequenas como as atuais de celulares. Além disso, explica um porta-voz da empresa, as células de combustível contêm algum tipo de álcool, como o etanol, e não usam substâncias tóxicas nem metais pesados.

"É uma tecnologia muito promissora. Uma célula dá a um telefone uma autonomia de 20 dias em 'standby' e não usa materiais tóxicos", disse.

A ST fez o anúncio baseada no estudo de seus próprios pesquisadores em colaboração com cientistas da Universidade de Nápoles, do Laboratório da Pirelli e do Instituto CNR.

A companhia foi responsável por grandes avanços no setor. Uma década atrás, lançou um chip, fornecido para a Nokia, que permitiu pela primeira vez que celulares funcionassem por vários dias sem troca de bateria.

Embora a ST não tenha divulgado estimativas do preço da bateria com célula de combustível, disse que usará tecnologia de produção de chips comum, o que deverá manter seus preços acessíveis.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca