Reuters
19/09/2003 - 19h46

Fabricantes de notebooks de Taiwan apostam na internet sem fio

da Reuters, em Taipei (Taiwan)

As empresas de Taiwan que fabricam a maior parte dos notebooks do mundo esperam reverter a queda em suas margens de lucro com novos modelos capazes de se conectar à internet sem necessidade de cabos.

Fabricantes e analistas dizem que os produtos mais quentes, que serão exibidos por modelos de biquíni na próxima feira Computex em Taipei, provavelmente contarão com tecnologia "wi-fi", que conecta computadores e aparelhos portáteis à web via ondas de rádio, em lugar de cabos.

Com o mercado de computadores pessoais reduzido a crescimento na casa do um dígito durante os dois últimos anos, os analistas há muito vêm dizendo que os consumidores estão mais preocupados com o tamanho do equipamento e o acesso à internet do que com desktops mais rápidos.

"O computador pessoal se tornou um produto muito maduro, e o crescimento mais alto não está nos computadores, mas na banda larga sem fio, nas câmeras digitais, nos celulares inteligentes", disse Tom Kuo, gerente-geral de vendas de semicondutores e marketing da norte-americana Texas Instruments em Taiwan.

No entanto, foi só este ano que a Intel, maior fabricante mundial de chips, decidiu deixar de lado o aumento de velocidade e lançar o chip Centrino, que oferece conexão wi-fi e uma vida de bateria mais longa para os notebooks.

Embora a tecnologia wi-fi exista há anos, foi preciso o imenso poder de marketing da Intel e uma campanha publicitária na televisão mundial --que mostrava pessoas usando computadores em lugares improváveis como um trampolim de piscina-- para conquistar reconhecimento no mercado de massa.

"A demanda por produtos menores e mais móveis vem crescendo", disse um funcionário do MiTAC Group, de Taiwan, que em agosto foi a primeira empresa do mundo a lançar celulares acionados por uma combinação de chips Intel e software Microsoft.

A MiTAC Technology, subsidiária do MiTAC Group, e produtoras de computadores como a Acer e a Asustek estarão entre as empresas a exibir novos modelos de laptop equipados com conexão wi-fi para os compradores internacionais que visitarão a Computex, terceira maior feira mundial de computadores.

Empresas de Taiwan produzem entre 80% e 90% dos laptops fabricados no mundo, e embora seu faturamento esteja em alta devido à recuperação na economia mundial, as margens de lucro vêm caindo, com o amadurecimento do setor.

A Quanta Computer, de Taiwan, maior fabricante terceirizada de notebooks do mundo, disse que suas receitas subiram em 95% no segundo trimestre, ante os resultados modestos do período em 2002. Mas a margem de lucro caiu de 7,8% para 5,7%.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca