Reuters
23/09/2003 - 10h31

Metron alia-se a rede de varejo para estimular vendas de PCs

da Reuters

A fabricante brasileira de computadores Metron fechou parceria com o grupo Sonae, dono da rede de supermercados Big, para vender computadores que podem ser configurados pelos usuários e elevar as vendas em até 30% em relação ao ano passado.

Outro objetivo da estratégia é driblar a concorrência de contrabandistas e montadores de PCs que somam atualmente 70% do mercado nacional de computadores domésticos, disse Paulo Bucaresky, diretor comercial da Metron, acrescentando que a companhia vendeu 220 mil computadores no ano passado.

A parceria já vem sendo usada pela fabricante há um mês em 45 das 148 lojas do Grupo Sonae no Brasil e, segundo o gerente de compras da varejista, Silvio Baroni, elevou as vendas da empresa em 6%.

Nas lojas da varejista estão disponíveis quatro pacotes de computadores que podem ser adquiridos com processadores Intel ou AMD e com sistemas operacionais Windows ou Linux. O consumidor tem ainda a opção de levar a máquina sem monitor, caso esteja interessado somente em atualizar o equipamento que tem em casa.

"Desde o ano passado, o mercado está interessado no preço", disse Bucaresky sobre a venda dos PCs sem monitores, o que barateia o preço em algumas centenas de reais.

Segundo o executivo da Metron, o computador com Linux vendido nas lojas da Sonae custa cerca de R$ 1.400 sem monitor e a máquina com Windows tem um preço 20% mais alto.

A parceria no Brasil segue-se a um acordo bem sucedido fechado há quase dois anos entre as empresas em Portugal, disse Bucaresky, sem informar números.

O mercado brasileiro de computadores pessoais deve ficar estagnado em cerca de 3 milhões de unidades em relação ao ano passado, segundo levantamento da empresa de pesquisa IDC. No primeiro semestre de 2003, as vendas recuaram 12,6% em relação aos primeiros seis meses de 2002.
 

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