Reuters
07/10/2003 - 15h31

Crimes na web sobem com falta de cuidado no registro de sites

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

Os fraudadores e pedófilos estão usando as frouxas políticas de registro de endereços na internet para cometer um leque cada vez maior de crimes.

Em entrevista concedida à Reuters o detetive-chefe da NHTCU (Unidade Nacional de Crimes de Alta Tecnologia) da Inglaterra, Len Hynds, pediu para os vários revendedores de domínios pararem de comercializar endereços sem fazerem nenhuma pergunta aos compradores.

"Precisamos ter mais confiança em torno da venda de domínios", disse Hynds. "Como você pode comprar um nome de domínio que é tão similar ao nome do seu banco? Simplesmente não parece certo para mim".

Uma prática que está se tornando cada vez mais comum e afetando instituições financeiras e varejistas é a criação de sites em endereços que lembram muito o domínio oficial da página web de um banco ou de uma empresa.

Após isso os fraudadores enviam mensagens de e-mail para diversos internautas escolhidos aleatoriamente pedindo que eles visitem o site e coloquem seus detalhes bancários ou de cartões de crédito.

Hynds disse que pedófilos também estão registrando sites com nomes como "Lolita" e "underagesex".

"Isto é bem mais difícil de se prevenir. As pessoas com as quais eu venho conversando afirmam não haver interface humana no processo (de registro dos endereços)", disse.

As discussões para melhoria do sistema de registro de endereços não conseguiram qualquer mudança política ainda, principalmente porque as empresas que registram os domínios estabeleceram sistemas automatizados para atender os clientes rapidamente.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca