Reuters
09/07/2001 - 12h22

Japão se esforçará para que EUA ingressem no Protocolo de Kyoto

da Reuters, em Tóquio (Japão)

O governo japonês disse hoje que se esforçaria para convencer os EUA a aderir novamente ao Protocolo de Kyoto, que prevê medidas de combate ao aquecimento da Terra.

O país, porém, não deu sinais de que iria se curvar à pressão da UE (União Européia) para que ratifique o acordo, mesmo que os norte-americanos não participem dele.

A ministra do Meio Ambiente do Japão, Yoriko Kawaguchi, disse que uma delegação da UE havia chegado em Tóquio um dia antes e que tinha concordado com a importância da participação norte-americana nos esforços mundiais para reverter o processo de alteração do clima.

Kawaguchi, no entanto, declarou que não seria fácil convencer os EUA a aderir novamente ao tratado do clima. A ministra viaja nesta semana para o território norte-americano, onde irá discutir a questão.

"O caminho será difícil, mas o primeiro-ministro (Junichiro) Koizumi disse ainda haver tempo e eu acho que nós devemos nos esforçar até o fim."

A participação dos japoneses é fundamental para que se efetive o acordo, que prevê cortes na emissão de gases que provocam o efeito estufa. Os esforços viram-se ameaçados depois de os EUA terem rejeitado o documento no começo deste ano.

Dividido entre os europeus e os norte-americanos, o governo japonês mostra-se avesso por enquanto a aderir definitivamente ao Protocolo de Kyoto.

No domingo, Koizumi reiterou não haver necessidade de que uma decisão seja tomada antes do dia 16 próximo, quando se realiza uma cúpula sobre o clima em Bonn (Alemanha). O premiê não deu indícios de que o país esteja inclinado a aderir ao acordo enfraquecido.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca