Reuters
09/07/2004 - 07h11

Índia cresce, mas pobreza continua aguda

SUROJIT GUPTA
da Reuters, em Mirjapur (Índia)

Shontish Hansda, 35 anos, está deitado no chão diante de sua choupana, respirando com dificuldade numa tarde quente de verão. A cada poucos minutos, o lavrador pobre, que sofre de tuberculose, tem um acesso de tosse.

Hansda vive em Mirjapur, no Estado de Bengala Ocidental, governado pelos comunistas. "Não tenho dinheiro. Ganhei remédios do governo algum tempo atrás. Mas dizem que preciso me alimentar bem para combater a tuberculose, e não tenho como comprar comida boa", explica.

Hansda é um dos 250 milhões de indianos que vivem na pobreza absoluta, com renda inferior a US$ 1 por dia e sem acesso a comida saudável, saúde básica e água potável. "A pobreza é um problema agudo na Índia", disse Arun Kumar, professor na prestigiosa Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Déli.

Apesar de o PIB ter aumentado 8,2% no ano passado, as mortes por fome são freqüentes na zona rural, onde vive quase 70% da população. Uma revisão da economia indiana publicada por um instituto de pesquisas privado concluiu que a Índia, com mais de 1 bilhão de habitantes, tem mais famílias pobres do que África, Ásia e América Central juntas.

O Banco Mundial afirma que a desnutrição ainda constitui uma "emergência silenciosa" na Índia, na medida em que quase metade de todas as crianças com menos de 5 anos são subnutridas e que 34% dos recém-nascidos apresentam peso insuficiente.

O novo governo prometeu aumentar os gastos com saúde para pelo menos 2% a 3% do PIB nos próximos cinco anos e 6% na área de saúde.

"O que nos falta é uma ênfase adequada sobre projetos que beneficiem os setores pobres, a redução dos obstáculos burocráticos e uma estratégia de realização das reformas necessárias", diz Ajitava Raychaudhuri, professor de economia na Universidade Jadavpur, em Calcutá.

"Voto, mas não entendo a política", diz Sushil, desempregado de Mirjapur. "Minha única preocupação é o futuro de minha mulher e de meus filhos."

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca