Reuters
10/07/2001 - 08h05

Norte da Inglaterra vive terceira noite de violência racial

da Reuters, em Bradford (Inglaterra)

Cerca de 50 jovens brancos atacaram a polícia com tijolos e garrafas na madrugada de hoje, na terceira noite de violência racial na cidade de Bradford, no norte da Inglaterra, disse a polícia.

Membros da tropa de choque da polícia, armados com escudos e cacetetes, lutaram por duas horas para sufocar a última explosão de violência, disparada, segundo especulações, pela notícia de que jovens asiáticos entrariam em uma região da cidade povoada por uma maioria de brancos. Um carro foi incendiado.

"A situação agora está sob controle", disse um porta-voz da polícia, acrescentando que pelo menos dez pessoas foram presas.

Bradford foi palco de uma das piores revoltas raciais ocorridas na Inglaterra nas últimas duas décadas, quando jovens asiáticos e brancos travaram entre si e com a polícia uma batalha nas ruas da cidade.

Esta já é a quarta cidade no norte da Inglaterra a ser agitada por choques raciais nas semanas recentes. Em maio, revoltas no município industrial de Oldham e, mais recentemente, em Leeds e Burnley, aconteceram entre minorias étnicas.

O primeiro-ministro Tony Blair classificou os distúrbios como "selvageria".

As revoltas de Bradford foram disparadas pela notícia de que a Frente Nacional (que prega a supremacia branca) planejaria a realização de um comício na cidade, que fica cerca de 320 quilômetros ao norte de Londres. Manifestações políticas em Bradford são proibidas.

Durante nove horas de confrontos na noite de sábado (7), cerca de mil jovens -principalmente bengaleses e paquistaneses da comunidade de asiáticos da cidade- atacaram a polícia com arcos e flechas, fogo, martelos e coquetéis molotov. Carros foram incendiados e lojas foram saqueadas.

Mais de 160 policiais foram feridos e cerca de 65 pessoas foram presas nas três noites de confrontos. Cerca de 15% dos 482 mil residentes de Bradford são originários de Bangladesh ou do Paquistão.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca