Reuters
10/07/2001 - 21h54

ONU diz que reunião do G-8 é crucial para tratado do clima

da Reuters, em Bruxelas (Bélgica)

A maior autoridade da ONU para o setor de meio-amebiente disse hoje que a reunião de líderes do G-8 terá influência crucial no esforço pela implementação do Protocolo de Kyoto, o tratado internacional para combate ao efeito estufa.

Klaus Toepfer, da Unep (Programa Ambiental das Nações Unidas), afirma que a conferência sobre o aquecimento global marcada para a semana que vem em Bonn, na Alemanha, depende do encontro de cúpula em Gênova, na Itália.

O evento deste fim de semana junta representantes dos sete países mais industrializados do mundo e da Rússia, que compõem o G-8.

"Há mais do que boas razões para imaginar que virá um sinal de Gênova para Bonn finalizá-lo", disse Toepfer. "Eu acredito que os jornais de segunda-feira já terão o resultado [da conferência] de Bonn."

Na Alemanha, cerca de 180 países estarão representados para tentar finalizar um acordo para a implementação do tratado de 1997, que prevê cortes na emissão de gases estufa.

O sucesso do acordo está comprometido desde que o presidente dos EUA, George W. Bush, decidiu abandonar o tratado, em março.

O Protocolo de Kyoto estabelece uma meta de redução de 5,2% na emissão de gases causadores do efeito estufa para os países desenvolvidos, em relação aos níveis medidos em 1990. O prazo para o cumprimento do acordo é 2112.

O efeito estufa é caracterizado pela retenção de calor na atmosfera e consequente aquecimento da Terra, com consequências graves para o clima mundial.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca