Reuters
10/07/2001 - 23h01

EUA enviarão delegação a conferência do clima na Alemanha

da Reuters, em Washington

Os Estados Unidos afirmaram hoje que enviarão uma delegação a conferência sobre mudanças climáticas em Bonn, na Alemanha, que vai discutir o futuro do Protocolo de Kyoto, o tratado internacional para combate ao efeito estufa.

Autoridades norte-americanas, porém, fizeram questão de reiterar a oposição do país ao tratado, que estabelece metas de redução para os gases estufa, principais causadores do aquecimento global.

A delegação norte-americana em Bonn será liderada pela subsecretária de estado para assuntos globais, Paula Dobriansky.

"Os EUA levam as mudanças climáticas a sério e vão trabalhar construtivamente na Convenção da ONU", disse a ela. "Os EUA estão trabalhando com seus aliados para desenvolver uma abordagem científica e eficiente para tratar das mudanças climáticas globais."

Ao abandonar o protocolo, a administração Bush teve de enfrentar críticas internas e de países aliados.

A negociação de Kyoto, em 1997, estabeleceu que até 2112 os países participantes devem realizar cortes de 5,2% na emissão dos gases estufa, em relação à medição feita em 1990.

O presidente George W. Bush se referiu ao Protocolo de Kyoto diversas vezes como um tratado "defeituoso", afirmando que os cortes na emissão de gases acertados prejudicarão a economia dos EUA e pouparão países como China e Índia de reduções rigorosas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca