Reuters
12/07/2001 - 17h22

Efeito estufa pode causar alterações climáticas repentinas

da Reuters, em Amsterdã (Holanda)

As futuras mudanças no clima da Terra podem acontecer repentinamente, provocadas por fatores humanos como a fumaça das indústrias, afirmou hoje um grupo de cientistas.

Ainda há alto grau de incerteza nas previsões, mas especialistas reunidos na Holanda dizem que as mudanças climáticas devem ser rápidas e dramáticas, e não lentas e regulares, como haviam imaginado outros cientistas.

Na próxima semana, em Bonn, a ONU retoma as discussões sobre o Protocolo de Kyoto, que prevê a redução em 5,2% na emissões de dióxido de carbono (gás responsável pelo aquecimento) nos países industrializados até 2010, com relação aos índices de 1990. O tratado está ameaçado devido à não adesão norte-americana.

Evidências de mudanças climáticas reunidas na Groelândia mostram mudanças importantes em períodos inferiores a dez anos, segundo Stefan Rahmstorf, do Instituto para Mudanças Climáticas de Potsdam, Alemanha. Essas mudanças acontecem principalmente em lugares com equilíbrio ecológico frágil, mas no futuro podem se tornar mais abrangentes por causa das emissões dos gases estufa, como o CO2.

Tom Pederson, da Universidade de Columbia Britânica, disse que o aumento desse gás, além do metano (CH4) e do óxido nitroso (N2O), coincide com as mudanças de temperatura registradas. "O que as pessoas não percebem é que vivemos em um período de 10 mil anos em que a temperatura tem sido estável", afirmou.

Rahmstorf descreveu alguns cenários de "baixa probabilidade e alto impacto" que poderiam mudar drasticamente o clima terráqueo: o degelo da calota polar antártica ocidental, a morte de florestas tropicais, mudanças nos ventos de monções e nas correntes oceânicas.

"Ninguém acha que isso seja muito provável, mas precisamos estar conscientes ao fazer nossa política para o clima. Precisamos levar surpresas e acidentes em conta", afirmou o cientista.

Paul Crutzen, Nobel de Química em 1995, disse que uma mudança drástica no clima poderia ter acontecido na década de 1970, caso compostos um pouco mais agressivos à camada de ozônio tivessem sido usados em latas de spray, solventes e aparelhos de ar-condicionado. "As consequências para o planeta teriam sido grandes", afirmou. "Evitamos uma mudança catastrófica na química da Terra por sorte, não por planejamento e prevenção", disse.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca