Reuters
13/07/2001 - 13h26

Kofi Annan adverte sobre risco de fracasso de cúpula do clima

da Reuters, em Berlim

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, fez um apelo dramático hoje para que a comunidade internacional use a conferência sobre o clima da próxima semana para reafirmar as metas de corte na emissão de gases que provocam o aquecimento da Terra.

"A mudança climática está acontecendo. É um fato. Temos provas suficientes para saber que ela está acontecendo", disse Annan em uma entrevista coletiva concedida ao lado do chanceler alemão, Gerhard Schroeder, ao final de sua visita a Berlim.

"Cada dia que passamos sem agir colocamos a Terra em risco", afirmou o secretário-geral.

Os EUA disseram no começo deste ano que não ratificariam o Protocolo de Kyoto, que prevê que os países desenvolvidos cortem suas emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa.

O novo governo norte-americano, comandado pelo presidente George W. Bush, afirmou que a meta de redução estipulada no acordo (baixar em 5,2%, até 2010, a emissão desses gases em relação ao nível verificado em 1990) prejudicaria a economia do país.

Cerca de 180 países enviarão representantes para a conferência da próxima semana, que ocorre em Bonn (Alemanha). Os participantes tentarão finalizar um acordo sobre a implementação do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 no Japão.

Annan não mencionou os EUA em seu pronunciamento, mas afirmou que o Japão, cuja posição em Bonn será crucial para se determinar o futuro do acordo, tinha "a responsabilidade histórica" de observar o protocolo, já que, em seu território, o documento foi firmado pela primeira vez.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca