Reuters
13/07/2001 - 13h01

"Snatch" é o filme mais pirateado na internet

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

"Snatch - Porcos e Diamantes", o mais recente filme do diretor britânico Guy Ritchie, tem a honra duvidosa de ser o filme mais pirateado da internet.

O filme, uma história de gângsters em Londres, foi baixado por cerca de um milhão de computadores em junho, de acordo com a companhia de pesquisa antipirataria norte-americana Mediaforce.

Outros filmes que encabeçam a lista dos mais pirateados da web incluem sucessos recentes de bilheteria, como "Lara Croft", a animação digital "Shreck" e "Pearl Harbor".

A Mediaforce disse que os números evidenciam a vulnerabilidade de Hollywood diante da pirataria na web.

"A pirataria on-line de cinema é uma ameaça muito real à indústria de produção cinematográfica, especialmente quando três dos atuais dez filmes mais vistos aparecem nesta lista", disse o diretor executivo da Mediaforce, Aaron Fessier.

"Esse não é um formato em que as pessoas trocam filmes velhos. São sucessos, material de produções atuais que estão lá, disponíveis."

A indústria cinematográfica sofre uma perda em potencial a cada vez que um filme é baixado da internet. Números exatos não estão disponíveis, mas a Associação de Cinema da América estimou que a pirataria em geral, incluindo as cópias baratas em vídeo, impede que os estúdios faturem mais US$ 2,5 bilhões ao ano.

Os meios de distribuir a pirataria estão entrando na alta tecnologia, mas as formas de captar ainda são as mesmas: piratas carregam suas câmeras de vídeo para os cinemas.

"Os filmes ainda não foram lançados em DVD ou VHS. Mas percebemos que as pessoas devem estar levando câmeras de vídeo para o cinema", disse o executivo da Mediaforce. A filmagem é copiada para um PC, com a mais recente tecnologia para comprimir o filme em um formato pequeno que caiba em um único CD, e disponibilizada gratuitamente pela internet.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca