Reuters
13/07/2001 - 16h42

EUA não têm projeto alternativo para o Protocolo de Kyoto

da Reuters, em Washington

Os Estados Unidos, que enfureceram a Europa em março ao abandonar o Protocolo de Kyoto (que prevê medidas de combate ao aquecimento da Terra), não têm uma estratégia de ação alternativa para oferecer na cúpula do clima que se realiza na próxima semana na Alemanha.

Autoridades norte-americanas e especialistas da área disseram que os EUA não haviam preparado ainda uma política que possa substituir o pacto assinado em 1997 e estabelece metas de corte na emissão de gases que provocam o efeito estufa.

O atual presidente norte-americano, George W. Bush, no governo desde janeiro, disse considerar o tratado "condenado ao fracasso".

Quando apresentou suas razões para rejeitar o acordo, assinado pelo governo mas não ratificado pelo Senado, passo necessário para torná-lo obrigatório, Bush afirmou que seu governo estava comprometido a desenvolver uma resposta efetiva ao problema do aquecimento do planeta.

Até agora, porém, nenhuma alternativa a Kyoto foi apresentada.

"Não temos uma", disse uma autoridade norte-americana quando questionada sobre a alternativa que seria apresentada pelos EUA na cúpula do clima que ocorre em Bonn na próxima semana.

A cúpula foi convocada para salvar o Protocolo de Kyoto e aprovar medidas que garantam sua implementação.

Segundo essa autoridade, que não quis ter sua identidade revelada, a subsecretária de Estado norte-americana, Paula Dobriansky, participaria dos trabalhos em Bonn nas questões relacionadas com o Projeto da Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), algo diferente do acordo de Kyoto.

Leia mais
  • Greenpeace acusa Canadá e EUA de serem 'assassinos do clima'

  • Europeus pressionarão Bush sobre Tratado de Kyoto, diz jornal
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca