Reuters
15/07/2001 - 12h53

Espanhóis saem às ruas para protestar contra o ETA

da Reuters, em Madri

Espanhóis fizeram um protesto silencioso nas ruas de várias cidades do país hoje, depois que um político e um policial foram mortos em ataques atribuídos ao grupo separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade) ontem.

José Javier Mugica Astibia, um vereador conservador de 58 anos, morreu no sábado quando uma bomba plantada em seu carro explodiu em Navarra, no norte da Espanha.

Horas depois, na região do país basco, atiradores mataram o policial Mikel Uribe, de 44 anos.

Os ataques coincidiram com a cerimônia de posse do presidente eleito para a região basca, Juan Jose Ibarretxe, cujo Partido Nacionalista Basco (PNV), moderado, vem governando a região há duas décadas.

Analistas políticos dizem que o ETA está tentando intimidar o governo do PNV, que se negou a agir de maneira mais radical pela independência do Estado basco.

Muitos nacionalistas compartilham do desejo dos membros do ETA de independência e autonomia do país Basco, mas rejeitam os métodos violentos da guerrilha.

Como parte da sombria rotina que se segue a cada assassinato, milhares de pessoas reuniram-se em silêncio nas cidades da região de Navarra protestando contra o ETA. As demonstrações também foram vistas em partes do país Basco e na cidade de Zaragoza.

  • Leia mais no especial do ETA
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca