Reuters
15/07/2001 - 17h18

Pessimismo japonês escurece reunião sobre aquecimento global

da Reuters, em Bonn (Alemanha)

Na véspera da reunião sobre o aquecimento global em Bonn, na Alemanha, o Japão ainda está desanimado quanto às suas esperanças em chegar a um acordo neste mês.

O primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi, um dos principais negociadores entre a posição européia e a dos Estados Unidos, afirmou hoje que deseja manter o protocolo vivo, mas não acredita que tudo se resolva no encontro que começa amanhã.

"Não seremos capazes de chegar a um entendimento, mas haverá outra reunião em Marrocos em outubro. O Japão fará o máximo para que o protocolo seja aprovado em 2002", disse Koizumi.

"Os EUA, Japão e Europa ainda estão discutindo os caminhos pelos quais poderá haver cooperação, mas não chegamos a nenhuma conclusão ainda", informou o primeiro-ministro à TV Asahi.

Seu pessimismo era amplamente visível entre os negociadores. Sem o apoio japonês, a União Européia tem pouca chance de reunir a maioria necessária para tornar o pacto legal entre os países que o ratificaram - uma jogada que poderia aumentar as pressões sobre os EUA, o maior emissor de gases do mundo, para reconsiderar sua rejeição ao tratado.

Ambientalistas acusam o presidente norte-americano, George W. Bush, de colocar os interesses de seu país acima dos mundiais.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca