Reuters
16/07/2001 - 13h54

Europeus pressionarão Bush sobre Tratado de Kyoto, diz jornal

da Reuters, em Washington

Líderes europeus planejam um esforço conjunto para persuadir o presidente norte-americano, George W. Bush, a diminuir sua oposição ao Tratado de Kyoto sobre aquecimento global, segundo publicou a edição de hoje do The Washington Post.

Autoridades européias disseram que o premiê britânico, Tony Blair, o presidente francês, Jacques Chirac, e o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, pretendem enfatizar em seus apelos a Bush o desagrado europeu com a política norte-americana em relação ao Tratado de Kyoto, patrocinado pela ONU.

Uma reunião de duas semanas, envolvendo todos os participantes do acordo de 1997, começa hoje em Bonn, Alemanha.

Bush vai a Europa nesta semana para uma visita que terá seu ponto alto em uma reunião do Grupo do Oito, na Itália -que se iniciará na sexta-feira. Bush chamou o Tratado de Kyoto de "falho" e disse que ele prejudicaria os interesses da economia norte-americana.

O tratado forçaria os países desenvolvidos a cortar até 2012 a emissão de gases que provocam o efeito estufa a níveis 5,2% menores do que os de 1990.

Autoridades britânicas declararam que Blair lembraria a Bush a importância dos Estados Unidos para manter o tratado vivo e também para preservar a solidariedade dos países ocidentais, segundo o Post.

Há um ressentimento por parte dos líderes europeus em relação a Bush porque ele quebrou uma promessa feita a eles no mês passado sobre o Tratado de Kyoto. Bush comprometera-se a não acabar com o tratado.

"Podemos perceber que os norte-americanos estão claramente fazendo pressão em seus parceiros... para matar Kyoto", disse Margot Wallstrom, a líder de assuntos da meio ambiente da União Européia.

Leia mais
  • EUA não têm projeto alternativo para o Protocolo de Kyoto

  • Greenpeace acusa Canadá e EUA de serem 'assassinos do clima'

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca