Reuters
16/07/2001 - 17h12

Negociações de paz na Macedônia chegam a impasse

da Reuters, em Skopje (Macedônia)

Os esforços do Ocidente para unir os líderes das comunidades rivais da Macedônia em busca de um acordo de paz falharam hoje, ao ser declarado um impasse.

"As negociações estão completamente paralisadas. Não houve acordo sobre questões fundamentais", disse um membro do governo, que não quis ter sua identidade revelada.

Segundo ele, negociar com os partidos que representavam a minoria albanesa do país era como "dar murro em ponto de faca".

Um diplomata ocidental que participa das negociações negou que o processo estivesse próximo do colapso, ressaltando que progressos estavam sendo feitos rumo à obtenção de um acordo que colocaria fim aos cinco meses de enfrentamentos esporádicos. "Houve alguns avanços positivos no fim de semana", disse o diplomata.

Outros diplomatas, que descreveram as negociações como intensas mas difíceis, disseram que a teimosia do governo era provavelmente uma tática para aumentar a pressão sobre os políticos albaneses. O governo ainda não estaria disposto a realizar as reformas necessárias para colocar fim ao conflito armado.

Uma pequena multidão de macedônios reuniu-se do lado de fora do prédio onde o enviado dos EUA para a região, James Pardew, e o enviado da UE (União Européia), François Leotard, devem fazer a mediação dos oito dias de negociação. A multidão protestava contra os termos do acordo proposto, considerando-os muito generosos.

A minoria de origem albanesa do país, cerca de um terço da população, exige direitos iguais ao da maioria eslava.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca