Reuters
17/07/2001 - 16h51

Prefeitos de todo o mundo pedem que Bush apóie pacto de Kyoto

da Reuters, em Roma

Os prefeitos de quase 40 cidades costeiras do mundo todo, liderados pelo administrador de Veneza, na Itália, enviaram hoje uma carta ao presidente dos EUA, George W. Bush, pedindo que ele reconsidere sua decisão de rejeitar o Protocolo de Kyoto, que prevê medidas para reverter o aquecimento da Terra.

"Na qualidade de prefeitos, gostaríamos de destacar os perigos que nossas comunidades, localizadas em áreas costeiras delicadas, enfrentam por causa das mudanças no clima do planeta provocadas pela emissão de gases que provocam o efeito estufa", afirma a carta.

"Nossas cidades serão profundamente afetadas não apenas pela elevação do nível do mar mas também pela provável intensificação das condições climáticas extremas", declara o documento.

A carta foi escrita pelo prefeito de Veneza, Paolo Costa, e assinada por 37 outros prefeitos, entre os quais os do Rio de Janeiro, Haia (Holanda), Fukuoka (Japão), Seattle (EUA), Londres (Grã-Bretanha), Buenos Aires (Argentina) e Gênova (Itália), onde se realiza nesta semana a cúpula do G8 9grupo dos sete países mais ricos do mundo além da Rússia).

Ministros do Meio Ambiente de todo o mundo encontram-se reunidos em Bonn, Alemanha, buscando meios de salvar o Protocolo de Kyoto (1997), que prevê o corte na emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Os cortes seriam feitos pelos países desenvolvidos.

Os EUA, o maior produtor de gases do efeito estufa do mundo, rejeitaram o acordo, argumentando que ele era falho, injusto com seus interesses e que não previa a participação de países em desenvolvimento, como a China, nos esforços de redução da emissão.

Leia mais sobre efeito estufa
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca