Reuters
18/07/2001 - 10h09

Caça F-16 dos EUA cai na Turquia, mas piloto sobrevive

da Reuters, em Diyarbakir (Turquia)

Um caça bombardeiro F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos caiu hoje em uma região montanhosa no leste da Turquia no instante em que se dirigia para assumir a patrulha aérea sobre um território ao norte do Iraque, segundo disseram oficiais norte-americanos.

Um porta-voz na base aérea de Incirlik, ao sul da Turquia, disse que o piloto foi ejetado antes da queda, escapando ileso do acidente. Não havia explicações imediatas para as causas da queda, próxima à cidade de Batman, de acordo com o porta-voz.

"No momento do acidente, a aeronave estava a caminho de uma missão para reforçar a área de vôo não permitido ao norte do Iraque", disse o porta-voz, ao ler um comunicado.

"A aeronave era destinada às operações de patrulha ao norte. Pertencia à base aérea de Aviano, Itália", disse. "Uma equipe de oficiais qualificados vai investigar o acidente."

Funcionários da defesa na cidade de Diyarbakir disseram que o avião caiu devido a "razões técnicas".

Os Estados Unidos têm uma presença militar muito forte na Turquia, com seu exército e sua força aérea trabalhando ao lado das forças turcas. Regularmente caças norte-americanos encontram-se expostos a bombardeios durante as missões sobre o norte do Iraque.

Forças ocidentais estabeleceram zonas de vôos não permitidos ao norte e ao sul do Iraque após a Guerra do Golfo em 1991 para proteger dissidentes curdos e outros grupos menores. O Iraque não reconhece essas zonas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca