Reuters
18/07/2001 - 18h12

Milosevic deve receber "visita íntima" de sua mulher

da Reuters, em Haia

O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, detido em Haia (Holanda), deve receber amanhã uma visita de sua mulher e talvez passe alguns momentos íntimos em uma das salas do centro de detenção reservadas para esse fim.

Milosevic, mantido em uma cela do tribunal internacional de crimes de guerra desde o dia 29 passado, viu sua mulher, Mirjana Markovic, pela última vez três semanas atrás.

Quando ele foi extraditado para Haia para responder por crimes de guerra, o casal símbolo da Iugoslávia por muitos anos parecia prestes a embarcar em um longo período de separação.

Mas, apesar de a União Européia ter proibido a família Milosevic de viajar, Markovic deve chegar à Holanda amanhã.

Milosevic, descrito por ela como "bonito e adorável", enfrenta quatro acusações em Haia, das quais algumas relacionadas com a deportação e o assassinato de milhares de civis de origem albanesa na Província de Kosovo em 1999.

O ex-presidente é a mais alta autoridade detida em Haia e, como os outros internos, tem direito a receber visitas da família e dos amigos.

O centro de detenção, em Scheveningen, um subúrbio de Haia, permite visitas das 9h às 16h45 de segunda a sábado e das 9h ao meio-dia no domingo.

Tirando uma hora de almoço e troca da guarda, a família e os amigos dispõem de quase sete horas por dia de visita. Há quartos preparados para receber visitas íntimas.

  • Leia mais sobre o assunto no especial Iugoslávia
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca