Reuters
15/10/2001 - 00h00

Estados Unidos atacam Candahar com avião de guerra AC-130

da Reuters, em Washington

O Exército dos Estados Unidos atacou alvos afegãos nesta segunda-feira com uma arma especial da Força Aérea, o AC-130, um dos aviões mais devastadores do arsenal norte-americano, informou um oficial da defesa que não quis se identificar.

O oficial disse que foi a primeira vez que o avião turboélice de quatro motores foi usado na campanha de bombardeios contra o Afeganistão que já dura nove dias. Foram miradas fortalezas do Taleban, milícia que controla o país, em Candahar.

"Ele libera um ataque destruidor", disse o oficial, que não quis dizer exatamente qual foi o alvo usado pela aeronave das Forças Especiais da Aeronáutica dos EUA.

O avião de vôo e velocidades baixos, fortemente armado, carrega alguns dos mais poderosos armamentos dos aviões dos Estados Unidos, entre eles um canhão de 105 milímetros e metralhadoras de tiro rápido.

Usado contra as tropas e blindados sérvios em Kosovo em 1999, o AC-130 é a versão de ataque do C-130, um avião de carga militar usado pela primeira vez durante a Guerra do Vietnã.

O AC-130 pode transportar uma tripulação de 14 homens, incluindo cinco canhoneiros entre os canhões de 105 e 40 milímetros e as duas metralhadoras Vulcan Gatling de fogo-rápido e 20 milímetros de calibre -capazes de disparar 2.500 tiros por minuto contra alvos em terra.

Pessoas em Candahar disseram anteriormente terem ouvido sons incomuns, possivelmente de helicópteros, nos céus da cidade.

O som dos quatro motores do AC-130 pode ter sido confundido com o ruído de um helicóptero.

Leia mais:

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca