Reuters
19/07/2001 - 14h12

EUA mantêm posição e dizem que não vão ratificar pacto de Kyoto

da Reuters, em Bonn (Alemanha)

A negociadora-chefe dos Estados Unidos na cúpula climática de Bonn disse hoje aos seus colegas delegados que Washington não ratificaria o acordo de Kyoto sobre aquecimento global, não importando qual fosse o resultado do encontro.

"Embora os EUA não ratifiquem o Protocolo de Kyoto, não vamos abdicar de nossas responsabilidades", disse a subsecretária de Estado, Paula Dobriansky, numa sessão aberta de negociações envolvendo delegados de 185 países.

"Embora não acreditemos que o Protocolo de Kyoto seja uma política pública para os EUA, não pretendemos coibir os outros de seguir em frente com o tratado enquanto eles não ferirem nenhum interesse norte-americano."

O presidente George W. Bush disse, após ter assumido o cargo neste ano, que o acordo de Kyoto, de 1997, forçando Estados industriais a cortarem emissões de gases causadores do efeito estufa, estava "cheio de defeitos" e prejudicaria a economia norte-americana.

Dobriansky disse que os Estados Unidos estavam melhorando sua própria política ambiental e iriam oferecer suas próprias propostas para uma aproximação internacional no curso devido.

Leia mais sobre efeito estufa
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca