Reuters
20/07/2001 - 09h54

Mulher de Milosevic visita o marido pela segunda vez na cadeia

da Reuters, em Haia (Holanda)

A mulher de Slobodan Milosevic visitou-o pela segunda vez hoje no centro de detenção da ONU (Oganização das Nações Unidas), onde o ex-presidente da Iugoslávia espera para ser julgado por crimes de guerra.

Apelidada de "Lady Macbeth" da Sérvia, pela influência que exerce sob o marido, Mira Markovic chegou à Holanda ontem para encontrar Milosevic pela primeira vez desde sua detenção, em 28 de junho.

Milosevic é acusado de ser o mandante de assassinatos em massa e da expulsão de albaneses de Kosovo em 1999.

O advogado Dragoslav Ognjanovic, que acompanha Markovic, tem se pronunciado em seu nome. Ele afirmou que Milosevic parecia estar em forma.

"Ele está muito bem. Sua saúde está boa", disse Ognjanovic a repórteres que encontravam-se do lado de fora da prisão de um subúrbio de Haia.

Markovic, de 59 anos, passou mais de seis horas na companhia do marido ontem, mas o casal permaneceu acompanhado durante todo o tempo da visita.

Autoridades holandesas decidiram na semana passada conceder um visto de entrada para Markovic, apesar de ela estar em uma lista-negra da União Européia. O tribunal de crimes de guerra da ONU pediu à Holanda que deixasse Markovic visitar seu marido.

Leia mais no especial Iugoslávia

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca