Reuters
29/04/2002 - 00h00

Premiê japonês é o 1º líder mundial a visitar Timor Leste após eleição

da Reuters, em Díli

O primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi se tornou, hoje, o primeiro chefe de Estado a visitar o Timor Leste desde a eleição de Xanana Gusmão como presidente do mais novo país do mundo.

Depois de uma entusiástica recepção de uma multidão de crianças vestidas de branco e balançando bandeiras japonesas, Koizumi se reuniu com Gusmão e autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU).

Depois das conversas, o gabinete de Koizumi emitiu uma declaração parabenizando o pequeno território que terá sua independência formalizada no próximo mês.

"O primeiro-ministro Junichiro Koizumi manifestou suas sinceras congratulações ao Timor Leste por se tornar um membro da comunidade internacional como o primeiro Estado independente deste século", afirmou a declaração.

Após a recepção, Koizumi fez uma inspeção a um destacamento das Forças Independentes de Defesa Japonesa no Timor Leste como parte dos esforços internacionais para a manutenção da paz.

Reuters - 16.jul.2001
Junichiro Koizumi, premiê do Japão

O Japão, que ocupou o Timor Leste durante a Segunda Guerra Mundial, tem centenas de mantenedores de paz no antigo território, que foi comandado pela Indonésia por 24 sangrentos anos.

Tóquio vem sendo o maior contribuinte para os esforços internacionais da reconstrução do Timor Leste após a violência da milícia pró-Jacarta que deixou o território em ruínas depois da opressiva eleição para se separar da Indonésia em 1999.

O Timor Leste se tornará a primeira nação independente do milênio em 20 de maio, quando declara formalmente a independência.

"Koizumi disse que o Japão continuará a apoiar a reconciliação nacional no Timor e a construção da nação para alcançar sustentação", disse a declaração.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca