Reuters
21/07/2001 - 12h20

EUA e G-8 não firmam acordo conclusivo sobre Kyoto

da Reuters, em Gênova

Os Estados Unidos disseram hoje compartilhar os objetivos do acordo de Kyoto, mas ainda assim querer deixar todas as portas abertas para fazer uma livre escolha sobre como reduzir as emissões de gás estufa, informou uma autoridade japonesa.

Integrantes do G-8 afirmaram, no entanto, que os EUA e a Europa estão a anos luz de distância quando o assunto é como evitar o aquecimento global, principal assunto de uma conferência que acontece em Bonn, na Alemanha.

O pacto de Kyoto era um dos mais importantes itens de discussão da cúpula do G8, em Gênova. "Um notável ponto positivo da reunião foi os EUA dizerem que concordam com os objetivos do protocolo de Kyoto", disse uma autoridade japonesa.

"Com relação a como eles deveriam atingir esses objetivos, eles dizem que querem ter todas as opções abertas."

O acordo de Kyoto prevê que os países desenvolvidos reduzam as emissões de gases do efeito estufa numa média de 1,2% até 2012. Mas o presidente George W. Bush saiu fora do acordo em março, alegando que o protocolo poderia prejudicar a economia norte-americana.

Delegações em Bonn afirmaram no sábado que um final conclusivo para a conferência estava longe de acontecer.

As autoridades norte-americanas lideradas pela subsecretária de Estado, Paula Dobriansky, já tinham deixado claro que o maior poluidor do mundo não tinha nada com aquele pacto.

Leia mais sobre efeito estufa
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca