Reuters
21/07/2001 - 12h29

Estudo dos EUA prevê temperaturas mais altas no planeta em 2100

da Reuters, em Washington

A Terra será um lugar muito mais quente no próximo século. Isso é o que dizem cientistas dos EUA, que prevêem um planeta com temperaturas de 1,7 a 4,9 graus centígrados mais altas em 2100.

Pesquisadores no Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas em Boulder, no Colorado, divulgaram que usaram um modelo de computador para prever que a temperatura do planeta vai aumentar consideravelmente se não forem tomadas medidas para diminuir a emissão de gases e poluentes -que muitos cientistas apontam como agentes causadores do aquecimento global.

Eles disseram que o planeta teve um aquecimento de 0,6 grau centígrado no último século, mas que a Terra pode aumentar sua temperatura global entre 0,5 e 1,2 grau centígrado apenas nos próximos 30 anos.

Em 2100, as temperaturas devem subir de 2,4 a 3,8 graus, mas há 90% de chances de que esse aumento de temperatura fique entre 1,7 e 4,9ºC.

Existem alguns fatores de incerteza, porém. "Os seres humanos são um deles, e coisas incertas como crescimento populacional, crescimento econômico, desenvolvimento tecnológico e consciência dos problemas ambientais são outros" disse o pesquisador Tom Wigley, que conduziu o estudo.

"Esses fatores produzem uma gama de emissões possíveis de gases que podem provocar mudanças no clima no futuro".

Wigley alertou que, mesmo que a emissão de gases diminua, o sistema atmosférico demorará um longo período para responder, passando por muito tempo de inércia, com as temperaturas continuando a subir até que a tendência de aquecimento possa, talvez, ser revertida.

"Algumas mudanças climáticas já são irreversíveis, independentemente do que possamos fazer para detê-las. Mas isso não significa que devemos desistir. E há muitas coisas que podemos fazer. E o que temos que fazer é confrontar os custos econômicos com custos ambientais", disse.

Para o especialista em clima do MIT (Masschusetts Institute of Technology), John Reilly, porém, muitas dessas previsões para as mudanças de clima devido a fatores econômicos são incertas.

Mas vários cientistas concordam que a emissão de certos poluentes da indústria, estações elétricas, veículos e outros tende a desequilibrar o clima global e os ecossistemas ao fazer com que o sol chegue sem tantas barreiras até a Terra, o que aumentaria a consideravelmente as temperaturas no planeta.

Leia mais sobre efeito estufa
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca