Reuters
23/07/2001 - 10h42

Países assinam acordo histórico sobre clima em Bonn sem EUA

da Reuters, em Bonn (Alemanha)

Os ministros do Meio-Ambiente do mundo chegaram a um histórico acordo na manhã de hoje, que deve forçar os países industrializados a diminuir a emissão de gases que causam o efeito estufa.

Uma maratona de diálogos promovidos pela União Européia (UE) durante a noite selou o acordo em Bonn, com participação crucial do Japão, Canadá, Rússia e outros países. Assim, o Protocolo de Kyoto, de 1997, deverá entrar em vigor.

De acordo com o presidente da cúpula do clima de Bonn, Jan Pronk, foram mais de 25 horas de negociações antes de se chegar a um consenso em torno de uma proposta em comum.

"É uma grande conquista termos conseguido um resultado nesta negociação internacional de tanta complexidade. É um alívio imenso", disse o ministro do Meio-Ambiente britânico, Michael Meacher.

Mas não se podia esconder o incômodo causado pela rejeição do presidente norte-americano, George W. Bush, a qualquer proposta de entendimento, alegando que o maior poluidor do mundo não poderia diminuir a emissão dos gases porque isto prejudicaria sua economia.

"Isto mostra que George Bush está totalmente isolado no debate sobre clima", disse o militante do Greenpeace, Bill Hare.

Ministros de 185 países encontraram-se para a discussão de clima em Bonn, promovida pela ONU. Temia-se que a falta de um acordo poderia liquidar de vez com o Protocolo de Kyoto.

Segundo especialistas em meio-ambiente, a demora em conter o efeito estufa pode ter consequências perigosas, já que se acredita que gases poluentes estejam aprisionando o calor do sol na Terra, descongelando as calotas polares, aumentando o nível do mar e criando condições atmosféricas mais radicais.

Alguns países ainda poderão rejeitar o plano em uma sessão de plenário marcada para começar às 9h, horário local (6h, horário de Brasília), mas o entendimento entre as potências industrializadas foi a parte vital das negociações.

O objetivo de Kyoto é diminuir em 5,2% os níveis de emissão de gases de 1990 até o ano de 2012.

Leia mais sobre efeito estufa
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca