Reuters
23/07/2001 - 16h39

Saúde de Milosevic melhorou na prisão, diz mulher do ditador

da Reuters, em Belgrado

A saúde do ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic melhorou desde que ele foi transferido para Haia a fim de esperar o julgamento do tribunal de crimes de guerra da ONU, disse hoje a mulher do ex-ditador.

Mira Markovic, que visitou seu marido na semana passada no centro de detenção da ONU onde ele está sendo mantido, não explicou como a saúde do ex-presidente iugoslavo melhorou, mas acrescentou que, mentalmente, estava "superior como sempre".

"Eu vi que ele parece bem", disse Markovic em suas primeiras declarações desde que seu marido foi levado para Haia, na Holanda, no mês passado por reformistas que o depuseram da Presidência.

"Ele parecia bem quando estava aqui também, só que aqui ele era bonito e doente, e agora ele está bonito e menos doente", disse.

Milosevic vinha reclamando de pressão alta durante os três meses que passou numa prisão em Belgrado como parte de uma investigação sobre corrupção antes de ser transferido para Haia. Ele passou vários dias no hospital por insistência de seus advogados.

Markovic e Milosevic parecem ter um casamento feliz. Ela foi apelidada de a "lady Macbeth da Sérvia" por sua forte influência sobre seu marido. Ela o descreveu como "bonito e agradável" e como seu "herói" para uma revista.

Milosevic está sendo julgado por crimes contra a humanidade. Ele é acusado de ser o mandante de assassinatos em massa e expulsões dos albaneses de Kosovo em 1999 por forças sérvias sob o seu comando.

Leia mais no especial Iugoslávia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca