Reuters
25/07/2001 - 20h10

Noruega recebe críticas por caça à baleia

da Reuters

A Comissão Internacional da Baleia aprovou hoje uma moção criticando a Noruega por caçar baleias minke, tendo reiniciado a exportação de sua carne e gordura. No entanto, não houve progresso para acabar com a moratória à caça comercial.

"O grupo de trabalho não foi capaz de resolver todos os tópicos", afirmou o chefe da delegação holandesa, Fer Von der Assen.

Como no passado, as questões principais continuam sendo as inspeções e as observações para monitorar a caça da baleia quando o banimento total introduzido em 1986 para proteger 12 espécies for finalmente levantado.
Não houve tampouco acordo para a criação de um banco de informações genéticas das baleias que forem abatidas.

Noruega e Japão, países onde a carne de baleia é uma iguaria, consistentemente se mantiveram contra o banimento. A Noruega reiniciou a caça às baleias em 1993, afirmando que havia número suficiente de animais.

"A comissão pediu que o governo norueguês reconsiderasse e parasse imediatamente todas as atividades baleeiras sob sua jurisdição", afirma uma resolução aprovada por 21 votos a 15 e que teve 1 abstenção.

Também foi determinado que a Noruega não liberasse nenhuma permissão para exportação de produtos originários da caça a esses mamíferos marinhos.

O chefe da delegação norueguesa, Odd Gunnar Skagested, afirmou que se recusa a ver seu país ser criticado por "estar fazendo coisas que são do nosso direito".

Ele acusa aqueles que atacam a Noruega de hipocrisia e de ultrapassar os direitos do país.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca