Reuters
27/07/2001 - 19h42

EUA querem maioria de norte-americanos fora da Macedônia

da Reuters, em Washington

Os Estados Unidos deram ordens aos familiares e funcionários não-essenciais da embaixada norte-americana na Macedônia para se retirem do país. A decisão foi tomada em função da atual instabilidade na região.

O Departamento de Estado recusou-se a afirmar quantos norte-americanos foram afetados pela medida, alegando motivos de segurança.

Um toque de recolher também foi imposto aos funcionários dos EUA, a partir das 20h, na área central da capital Skopje. Além disso, o departamento reafirmou a advertência aos seus cidadãos de adiarem todas as viagens à Macedônia e aos norte-americanos residentes no país para deixá-lo.

Os esforços do Ocidente em facilitar o acordo de paz entre governo macedônio e rebeldes albaneses foram recebidos com revolta por parte do povo macedônio. Diversas manifestações anti-ocidente foram feitas ontem em Skopje.

Oficiais de alto escalão acusaram os países do Ocidente de aliarem-se às guerrilhas albanesas. Em resposta, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Phillip Reeker, disse que esta é uma atitude "absolutamente errada" e "irresponsável".

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca