Reuters
31/07/2001 - 10h36

Mortos após passagem de tufão em Taiwan podem chegar a 200

da Reuters, Hualien (Taiwan)

Equipes de socorro de Taiwan continuam vasculhando casas, templos, margens de rios e encostas de montanhas hoje em busca de sobreviventes do tufão que matou, até agora, 61 pessoas na região -o total de vítimas pode superar 200.

O Toraji foi o tufão mais devastador a atingir Taiwan desde outubro, quando o Xangsane matou 89 pessoas. Desta vez, há 152 desaparecidos. Se a cifra de 200 mortos se confirmar, terá sido o tufão mais mortal em quase 40 anos.

Hualien foi a cidade mais atingida. As fortes chuvas que acompanham o tufão provocaram deslizamentos e inundações.

Consternados, o presidente Chen Shui-bian e o premiê Chang Chun-hsiung visitaram Hualien e ordenaram a criação de uma força especial para lidar com a tragédia. "Faremos todos os esforços para achar os desaparecidos", disse Chen a moradores locais, alguns dos quais estavam aos prantos.

Na aldeia de Tahsing, 21 pessoas morreram e 30 desapareceram quando suas casas foram soterradas pelo barro.

"Toda a aldeia está perdida, completamente destruída. Estamos cavando em busca de corpos sob a lama e as pedras'', disse Wang Ching-chih, das equipes de socorro. Ele diz que há dez corpos no templo local.

A tempestade interrompeu a eletricidade em 350 mil casas e prejudicou o transporte aéreo e terrestre em toda a ilha ontem. Hoje, várias estradas continuavam fechadas, mas os vôos estavam regularizados.

O nome Toraji foi dado ao tufão pelos norte-coreanos em homenagem a uma flor. Os países da Ásia têm um sistema rotativo para batizar os tufões. Ao chegar ao sul da China, o Toraji desceu da categoria de tufão para a de tempestade tropical.

Uma emissora de TV de Fujian disse que 3.000 pessoas foram retiradas de áreas baixas da China antes da chegada do Toraji. Não houve vítimas, apenas lavouras danificadas.

Essa foi a oitava tempestade que atingiu Taiwan neste ano -e a mais grave delas. No centro e leste da ilha, a destruição de plantações provocou prejuízos de US$ 57 milhões.

Nantou, uma região montanhosa que ainda se recupera de um terremoto devastador ocorrido em 1999, também foi atingida. Morreram 17 pessoas, a maioria levada pelas enchentes.

Durante o verão, os tufões são comuns em Taiwan, Filipinas e sul da China. Eles ganham força por causa das águas quentes do mar do Sul da China e tendem a perder força quando entram no continente.

Leia mais no especial Tufões


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca