Reuters
31/07/2001 - 13h12

Bush deve endossar relatório sobre reforma de sistema eleitoral

da Reuters, em Washington

O presidente dos EUA, George W. Bush, deve dar seu apoio hoje aos princípios que constam de um relatório elaborado por dois ex-presidentes para reformar o sistema eleitoral do país a fim de prevenir problemas como os verificados nas últimas eleições.

O relatório pede o estabelecimento de regras nacionalmente uniformes para a contagem de votos, oferece dinheiro federal aos Estados para que atualizem seus equipamentos de contagem e propõe que as eleições sejam realizadas no feriado do Dia dos Veteranos a fim de incentivar o comparecimento às urnas.

O documento foi elaborado por um painel comandado pelos ex-presidentes Gerald Ford e Jimmy Carter.

"Ele (Bush) apóia os princípios fundamentais do relatório", disse uma autoridade do governo dos EUA, que não quis ter sua identidade revelada.

Essa autoridade ressaltou, porém, que o apoio do presidente não chegava ao ponto de concordar com todos os pontos do relatório.

Reuters - 30.jan.2001
George W. Bush, presidente dos Estados Unidos
Bush venceu o ex-vice-presidente Al Gore na eleição do ano passado depois de a Suprema Corte ter decidido, no dia 12 de dezembro, cancelar uma decisão judicial que havia permitido a recontagem dos votos na Flórida, o Estado que acabou por decidir a corrida presidencial.

A disputa judicial em torno da apuração em 2000 revelou o quão ultrapassados estavam os equipamentos de contagem de votos no país e problemas com cédulas eleitorais confusas.

Ainda, divulgou-se para o grande público o fato pouco conhecido de que muitos votos deixavam de ser contados por diferentes motivos que poderiam ser contornados.

Leia mais no especial Eleições presidenciais nos EUA

Leia mais no especial Governo Bush
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca