Reuters
31/07/2001 - 14h35

Reino Unido e Irlanda definem plano de paz para Irlanda do Norte

da Reuters, em Belfast

O Reino Unido e a Irlanda publicarão amanhã um plano conjunto para acabar com o impasse que provocou a paralisação do processo de paz da Irlanda do Norte, disse hoje um porta-voz do governo britânico.

A iniciativa _que teve como estopim a deterioração das condições de segurança na Província_ tem como objetivo colocar fim aos motivos que impedem a implementação do "Acordo da Sexta-feira Santa", tratado de paz firmado em 1998.

Os impasses estão relacionados ao desarmamento do IRA (Exército Republicano Irlandês) e às reformas na polícia britânica.

"O governo britânico e o irlandês publicarão as suas propostas para a implementação do acordo amanhã pela manhã, no castelo Hillsborough", disse o porta-voz do escritório para assuntos britânicos e da Irlanda do Norte.

O documento será entregue aos partidos de cada Província na residência governamental, no sul de Belfast, mas antes está marcada uma coletiva de imprensa.

O IRA (Exército Republicano Irlandês) está promovendo um cessar-fogo depois de um longo período de guerra contra as leis britânicas. Mas as tensões entre as partes envolvidas no conflito estão aumentando com o crescimento da violência no norte de Belfast. Segundo o IRA, a nova onda de violência tem sido promovida pela milícia britânica-protestante, Associação de Defesa do Ulster.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca