Reuters
31/07/2001 - 17h46

Milosevic não pediu para ser isolado na prisão, diz advogado

da Reuters, em Belgrado

Um advogado de Slobodan Milosevic negou hoje que o ex-ditador iugoslavo tenha pedido para ser isolado de outros suspeitos por crimes de guerra na prisão da ONU em Haia.

"Ele não fez nenhum pedido deste tipo, preciso dizer que esta informação é uma mentira", disse Dragoslav Ognjanovic, um dos advogados que representam Milosevic em tribunais locais.

Ognjanovic afirmou que o isolamento de Milosevic, que já dura 33 dias, é um comportamento sem precedentes na história dos presos pelo tribunal de Haia.

Na semana passada, o tribunal disse que o ex-presidente desejava ficar longe dos outros 39 presos do centro de detenção.

Ognjanovic disse que o isolamento e, segundo sua descrição, as condições restritivas para visitas a Milosevic representavam uma forma de pressão contra o ex-ditador.

"Todo nosso esforço com o centro de detenção em Haia será dirigido para pôr um fim neste tipo específico de pressão e na violação dos direitos humanos do detento Slobodan Milosevic", disse o advogado.

Apesar de não reconhecer a autoridade do Tribunal de Haia, Milosevic deve comparecer à corte no final de agosto.

Milosevic é acusado de cometer crimes contra a humanidade. Ele poderá ser responsabilizado pelas atrocidades cometidas por forças iugoslavas contra os albaneses de Kosovo em 1999.

Leia mais no especial Iugoslávia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca