Reuters
01/08/2001 - 14h41

Irmão de Milosevic diz que ex-presidente está bem em Haia

da Reuters, em Moscou

O irmão de Slobodan Milosevic afirmou hoje que o ex-presidente iugoslavo estava "se sentindo bem", na prisão em Haia (Holanda) à espera de seu julgamento por crimes de guerra.

Borislav Milosevic, embaixador iugoslavo na Rússia durante o governo de seu irmão mais novo, afirmou que Slobodan estava melhor agora, preso na Holanda, do que quando ficou detido na Iugoslávia.

"Ele está se sentindo bem. Acho que ele está melhor na prisão em Haia do que estava quando detido em Belgrado (capital iugoslava)", afirmou Borislav, que continuou em Moscou depois de perder seu posto diplomático.

O ex-embaixador afirmou ter visto seu irmão pela última vez em fevereiro, mas que Slobodan havia ligado várias vezes da Holanda.

"Claro que as doenças dele não desapareceram. Sua pressão alta e esse tipo de coisa. Mas seu espírito está mais elevado do que nunca", afirmou Borislav.

Slobodan Milosevic, derrubado do poder no ano passado em meio a um levante popular, ficou detido em Belgrado antes de o atual governo sérvio ter decidido entregá-lo ao tribunal internacional de Haia.

O ex-presidente, acusado de ter cometido atrocidades durante os dez anos de conflitos nos Bálcãs, não quis se manifestar em sua primeira aparição diante do tribunal. A corte, então, mandou que se registrasse em nome dele uma alegação de inocência.

Borislav disse que planeja visitar seu irmão em Haia no final deste mês, e que só não o fez antes porque havia quebrado uma perna no começo de julho.

Leia mais no especial Iugoslávia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca