Reuters
10/04/2001 - 21h11

Cleópatra ganha exposição própria no British Museum, em Londres

da Reuters, em Londres

O poder de atração de Cleópatra continua tão forte como nunca, 20 séculos depois de sua morte. Uma nova exposição organizada pelo British Museum sobre a enigmática rainha egípcia deve ser a maior atração do ano no museu londrino.

Mas a curadora da exposição, Susan Walker, é a primeira a admitir que não existe nenhum retrato autêntico da sedutora do Nilo, retratada no cinema por beldades como Elizabeth Taylor, Sophia Loren e Vivien Leigh.

"É impossível saber qual era sua aparência", disse Walker, falando da legendária rainha que, com suas artes e manhas, seduziu os dois homens mais poderosos do mundo em sua época.

Está claro, porém, que sua personalidade era magnética. "Ninguém resistia a seu encanto", disse Walker à Reuters, na pré-estréia da exposição "Cleópatra do Egito: da História ao Mito", na terça-feira.

Segundo a curadora, Cleópatra "iluminava os ambientes em que entrava e possuía uma voz belíssima. Era uma figura fascinante e é um tema igualmente fascinante".

Heroína suicida, política implacável e manipuladora. Amante de Júlio César e Marco Antonio. Mãe de quatro filhos e assassina de seus irmãos. Mulher fatal e estudiosa que falava nove idiomas. Os contrastes em Cleópatra abundam, despertando a curiosidade de dramaturgos e pintores de todo o mundo, há 2.000 anos.

Desde "Anthony and Cleopatra", de Shakespeare, até os épicos de Hollywood e a escrachada comédia "Carry on Cleo", o fascínio de Cleópatra não dá sinais de arrefecer.

As pesquisas realizadas para a exposição trouxeram à tona dez retratos de Cleópatra antes desconhecidos, em estilo egípcio.

A pré-estréia da exposição estava repleta de jornalistas de todo o mundo, que cercaram Walker para perguntar sobre todos os detalhes da vida triunfal e trágica da rainha egípcia.

A porta-voz do British Museum, Hannah Boulton, disse que a exposição, que será aberta oficialmente no dia 12 e permanecerá no museu por quatro meses, já era sucesso antes de abrir. "Já recebemos milhares de ligações", disse.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca