Reuters
03/08/2001 - 14h47

Macedônia retoma negociações de paz

da Reuters, em Ohrid (Macedônia)

Os líderes políticos da Macedônia retomaram hoje as negociações para colocar fim ao levante iniciado há cinco meses pela minoria de origem albanesa do país.

A retomada das negociações aconteceu enquanto os rebeldes e o governo trocavam acusações sobre violações cada vez mais frequentes ao frágil cessar-fogo acertado na região.

Depois de uma pausa de um dia, os líderes dos principais partidos eslavos e albaneses encontraram-se na vila de Ohrid (sudoeste) para discutir as exigências dos albaneses por uma maior participação no governo do país.

François Léotard, o enviado da União Européia para a região, não quis fazer comentários sobre as chances de que um acordo seja firmado para evitar uma nova guerra nos Bálcãs. Léotard trabalha ao lado do enviado norte-americano, James Pardew.

As potências ocidentais temem que o agravamento dos conflitos na Macedônia envolva o país em uma guerra civil que poderia se espalhar pela já instável região.

As negociações em Ohrid, que não apresentam um cronograma ou uma data para sua conclusão, conseguiram dar um passo importante na quarta-feira, quando ambas as partes concordaram em conceder um status limitado de língua oficial ao albanês na Macedônia.

Mas, na capital do país, Skopje, o Ministério da Defesa acusou os rebeldes de realizar provocações e "ataques graves" ao redor da cidade e Tetovo, sudoeste da Macedônia, ontem à noite.

Um comandante rebelde, que se disse chamar Leka, rebateu afirmando que as forças macedônias haviam bombardeado uma vilaLeia mais no especial Bálcãs.


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca