Reuters
11/04/2001 - 10h13

Secretário de Estado dos EUA viaja para Bálcãs

da Reuters, em Paris

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, deu início a uma viagem pela região dos Bálcãs para tentar combater a violência étnica, defender a integração da região e o julgamento dos indiciados por crimes de guerra no tribunal internacional da ONU (Organização das Nações Unidas).

Antes de chegar aos Bálcãs, Powell deve realizar uma reunião em Paris com chanceleres dos seis países-membros do "Grupo de Contato", formado para acabar com as guerras na ex-Iugoslávia, antes de viajar para a região balcânica.

O secretário de Estado também deve se encontrar com o presidente francês, Jacques Chirac, e com o primeiro-ministro do país, Lionel Jospin, que se disse preocupado com o que chamou de uma atuação "unilateral" na cena internacional do governo comandado pelo presidente dos EUA, George W. Bush.

Como sua antecessora Madeleine Albright, Powell não visitará Belgrado (capital iugoslava) durante os três dias de sua missão que começa com negociações das quais participarão representantes do Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Rússia.

Powell e seus colegas têm a missão de analisar os recentes combates ocorridos na Macedônia entre forças do governo e guerrilhas de origem albanesa perto da fronteira com Kosovo.

Os EUA mostram-se cuidadosos em sua postura, tentando ao mesmo tempo dar apoio às forças macedônias que investiram contra as guerrilhas e pressionar o governo do país a realizar reformas que dêem maior representatividade à minoria albanesa.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca